15 maio 2006

Palm Springs e Joshua Tree NP

Mais de um quarto da Califórnia é deserto.
No interior Sul da Califórnia praticamente não chove. Mas nem por isso é um deserto plano de dunas. Com uma impressionante variedade de paisagens, desde planícies a perder de vista a enormes montanhas ou planaltos com 1000 ou mais metros de altitude, o deserto é a casa de imensas espécies de animais e plantas, e insectos nem se fala!

Mais uma vez com uma semana de atraso.
Depois de uma Feria de Abril em Maio e em Irvine, com direito a tapas, vinho traçado e até lição de sevilhanas (já sei a 1a e a quase 2a :)), com esforço chegámos a Palm Springs, no Coachella Valley (não para o festival, que infelizmente já lá vai).

Palm Springs é uma cidade enorme que parece um oásis no meio do deserto devido à quantidade de palmeiras e campos de golf. É basicamente um enorme resort, a vivier do turismo. A skyline da cidade são palmeiras e ventoínhas dos parques heólicos que cobrem milhares de hectares do Coachella Valley. O vale é ladeado por cordilheiras que chegam a ultrapassar os 3000 metros! Muito perto encontram-se canyons por onde correm pequenos ribeiros, alguns sazonais outros permanentes, alimentados por nascentes ou pelo degelo das neves do inverno.

De manhã decidimos caminhar um bocadito pelo Andreas Canyon e Palm Canyon, dois oásis alimentados por nascentes e cheios da autóctone California Fan Palm Tree. Estes eram casa de tribos índias.


Depois do almoço (óptimo, Kasia) subímos uma das principais atracções de Palm Springs: o Aerial Tram. Este é um teleférico panorâmico que sobe desde os 805m (na base, deserto) até aos 2595m, chegando ao Mount San Jacinto State Park (cujo pico mais alto atinge os 3293m).

É impressionante como em 15min de subida a paisagem pode mudar tanto. Passar de deserto tórrido para uma floresta de pinheiros ainda com restos da neve do Inverno, um regato, esquilos a passear... E de cima consegue-se uma vista espectacular sobre o deserto lá no fundo!


Por último ainda se tentou apanhar o pôr do Sol no Joshua Tree National Park, mas embora tenhamos chegado atrasados ainda fomos brindados com uma panorâmica espantosa, na companhia dessas curiosas árvores.

1 Comments:

At 16 maio, 2006 13:20, Anonymous Anónimo said...

coisas bonitas q vamos vendo com os teus olhos =)

 

Enviar um comentário

<< Home